terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Bye Bye 2013!

E pronto, nem o vi passar, mas 2013 chega ao fim. 
Há um ano estávamos em Málaga, em casa da madrinha da Pilar, com ela perto dos cinco meses. Ainda mamava, já sorria para toda a gente e tinha acabado de começar a comer sopas e fruta, sempre sem grandes dificuldades. 

Este foi um ano bom. Mudanças profissionais, para os dois. A do Surfista, primeiro, foi mais "dolorosa", mas também mais pensada e refletida. Agora sabemos  que foi uma boa decisão. A minha chegou mais tarde, já no outono, quando eu não estava nada à espera. Um desafio? 'bora lá! E so far so good! 
A Pilar cresceu. Já não é um bebé, mas será sempre a minha bebé. Tem quase 17 meses e todos os dias nos surpreende com as suas gracinhas, com o que já diz e com o que tenta dizer. Anda - corre, na verdade -, brinca, dança e diverte-se com os desenhos animados. A minha bebé cresceu. 
Alguns amigos tiveram mais filhos, outros preparam-se para isso, a família vai crescer outra vez. 
A Aeromoça anda mais feliz e o B. está um rapazinho e continua lindo. 
O Homem da Coca-Cola passou um período mais difícil, mas está a superá-lo, e sabê-lo bem aquece-me a alma. 
Os meus amigos continuam lá - e aqui, dentro do meu coração. Os que desapareceram se calhar não eram meus amigos. 
Voltei a fumar e voltei a deixar de fumar. 
Fiz dois detox de sumos e quero mais. 
Voltei a correr e parei outra vez. 

All's good. 

Agora é tempo de resoluções e pedidos. (Mas isso fica para outro post) 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sugestão de nome para um próximo filho:



Rajaonarimampianina.

Fácil, hein?
(nome de um candidato às eleições presidenciais em Madagáscar. as coisas que me distraem no trabalho)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Health coach

Nas minhas aventuras com os sumos detox, acabei por ter vontade de aprofundar este conceito de alimentação mais saudável e aderi a um programa de 3 meses com a mentora da Liquid, Teresa Alves Barata, que é também health coach.

É verdade que desde os 14 anos não como carne, mas isso não significa que tenha uma alimentação correta. É saudável, sim, no sentido em que privilegio os legumes e fruta e não passo a vida a comer fast food, mas também é uma alimentação desequilibrada, desde logo pela falta de proteínas (queijo fresco não é exatamente a melhor fonte de proteínas, Joana!).

Há todo um mundo de opções e super alimentos que me passa ao lado, mas que eu quero descobrir. E, depois, quero passar estes conceitos à Pilar.

O primeiro passo foi introduzir os sumos verdes na minha alimentação diária. Isso obrigou-me, desde logo, a comprar legumes que nunca tinha trazido para casa, como aipo e beterraba (nem sabia que havia daquilo sem ser cozida...).
Agora divirto-me a misturar legumes, frutas e super alimentos (bagas goji, linhaça...) na Bimby e depois a horrorizar as minhas colegas com as coisas que bebo. À exceção de uma mistura que claramente levou agrião a mais, em geral tenho feito sumos bastante "bebíveis".

Agora a Teresa lançou-me um desafio: participar num detox de 5 (!) semanas, online, com um guru da coisa (norte-americano). Já estou aqui num misto de nervos e curiosidade.
Será que consigo...?!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Hoje deu-lhe para isto.

Modelito para a noite de Natal. 
Vestido: Lanidor (o primo B. tinha uma camisa igual)
Bolero: Zippy
Merceditas: Patinhos

domingo, 22 de dezembro de 2013

A (very short) passage to India



Aqui há atrasado fui num instantinho à Índia. Viagem do ministro dos Negócios Estrangeiros para participar numa cimeira em Nova Delhi. Soube muito a pouco, mas confirmou o que eu já suspeitava: fui indiana noutra vida. Adorei tudo. Agora é voltar lá.


inverno (2)

E o inverno começou assim (ontem).

Pilar in the sky with diamonds



sábado, 21 de dezembro de 2013

[under construction]

este blogue anda em mudança visual permanente. ainda não consegui um look (layout ou lá como é que isto se chama) que me agrade e, quando acho que sim, não consigo fazer as alterações que quero.

inverno

sentada no sofá, laptop ao colo (que pleonasmo!), a trabalhar, e músicas antigas dos pearl jam a passar no ipad.
deve haver formas piores de receber o inverno.

Some other life

Em 2008 estivemos em Bali. Por alguma razão ou - mais provavelmente por um série de razões - aquela terra entranhou-se-me na pele e no coração. É raro o dia em que não penso em Bali, não recordo os cheiros ou não faço contas de cabeça a pensar quando lá voltarei.
Depois, tudo parece conjugar-se para não me deixar esquecer: os amigos que vão lá e postam fotos a beber Bintang no Facebook. Ainda esta semana um colega da minha irmã postou uma foto de Shripwrecks, uma onda numa ilha perto de Bali, onde também estivemos.
Ainda agora, quando estive na Índia, senti cheiros e vi imagens que me transportaram novamente para lá...
Hoje, descobri este blogue: uma jornalista portuguesa que foi para lá viver temporariamente, com as duas filhas, para estudar yoga. Escrevi que senti inveja, mas depois apaguei. É que não é só isso. Sim, senti inveja, porque é algo que eu gostaria muito de fazer, mas que simplesmente sei que não está ao meu alcance.
Assim, terei de me contentar com regressos a Bali, embora até isso eu veja ainda como algo muito distante.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Relativizar

(Não sei se isto é de andar a beber mais sumos se é por ser natal)


Hoje o carro do Alexandre (comigo a conduzir) avariou. À entrada da ponte, foi-se abaixo. Por causa disso, perdi a festinha de Natal do B. Depois o meu Pai veio ter comigo e ficámos presos, no lado de Lisboa, porque a ponte ficou bloqueada. Uma hora parados.
Mas, depois, pensei: não bati em ninguém, ninguém me bateu, não há mortos nem feridos. All's good.

(Há dois dias, foi a mota do Alexandre que se avariou. Se amanhã o meu Clio pifar, fecho-me em casa e espero que passe este trânsito marado. )

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Meu querido Pai Natal,

Deixo aqui a minha piquena wish-list de Natal. Como podes verificar, tudo coisas baratinhas, porque eu sou pobrezinha a pedir (not). Pronto, na boa, eu sei que agora só dás presentes à Pilar, mas eu vou continuar a gostar de ti.
Máquina fotográfica Fuji, para andar comigo seeeemmmmpppppprrrrreeeeeee (era capaz de a usar muito muito muito nos primeiros dias, depois se calhar perdia-se dentro da minha MALONA Purificación Garcia que a minha família me ofereceu nos 33)
Uma capa resistente para o iPad. Basicamente que permita ao bicho sobreviver às minhas investidas.

Um iPod fofinho para me acompanhar nas corridas que eu vou voltar a fazer em 2014. JU-RO!
Este relógio da Nixon. Eu tinha visto a versão baratucha, da Swatch, e quaisquer 55€ resolviam a coisa. Mas depois o Surfista abriu o site da Nixon e mostrou-me este. Morri.


Ora cá está uma ideia genial. Uma box que dá 50% de desconto em 10 brunches em Lisboa (parceria Time Out/Fnac). A sério que acho que isto é das melhores ideias do Mundo. Esta caixinha dá assim qualquer coisa como um brunch por mês, tirando julho e agosto, vá. Já disse que isto é uma ideia do caraças?

"Correu tudo bem"

Há dias encontrei num blogue um texto de uma Mãe que relatava a perda do seu segundo filho. Tudo estava bem às sete semanas e, depois, sem aviso, afinal na ecografia das 12 semanas, descobriram que o coração do bebé tinha parado.
Apesar de não a conhecer (depois percebemos que temos uma grande amiga em comum), escrevi-lhe uma mensagem em que tentei transmitir-lhe esperança; contei-lhe que a minha Mãe perdeu o primeiro bebé quando já estava de 4 meses e meio e, depois, nascemos nós três.
A dada altura, disse-lhe que com a minha gravidez tinha corrido "tudo bem". Horas depois, a pensar sobre isto, questionei-me como poderia ter-lhe dito que a gravidez da Pilar correu bem, quando tive ameaça de aborto até às 18 semanas, contrações a partir das 24 semanas e baixa a partir das 30 semanas porque ela estava muito pequena...
Foi mais ou menos metade da gravidez em casa, o primeiro trimestre passado com muito medo, mas de facto o receio de que algo corresse mal nunca me abandonou. 
Mas, depois, a Pilar nasceu, e felizmente, graças a Deus, é saudável e perfeita. Sim, correu tudo bem.