domingo, 19 de janeiro de 2014

Detox report #istojáfoi

Pois bem. Num dos primeiros posts deste ano, eu dizia como, muitas vezes, não vale a pena fazer planos porque há uma coisa que se chama realidade, que faz questão de interromper as nossas brilhantes ideias.
Na 5ªf soube que se calhar tenho de ir a Marrocos na próxima semana e na 6ªf confirmaram a viagem. Claro, o detox vai à vida, porque durante 3 dias não vou conseguir comer decentemente e, principalmente, evitar pão e laticínios.

Portanto... decidi interromper o detox suavemente e, depois de regressar, volto à carga, também suavemente.

Até agora ainda não comi pão, álcool, leite nem iogurtes.
Hoje foi o primeiro dia em que comi queijo fresco e requeijão.
De doces, comi um bolinho de gengibre que a minha mãe me ofereceu.

O mais engraçado é que, depois de meses de nariz entupido, de repente tenho o nariz limpo. Estou convencida que o facto de não beber leite tem muito a ver com isto.

Nice!

Detox report #day3

Hoje foi dia de outro teste: ir ao ginásio, só com um sumo - um super sumo, mas ainda assim, um sumo - no estômago e ver como me aguentava.

Voltei a acordar com alguma dor de cabeça, mas ligeira e perfeitamente suportável. Tomei a água morna com limão em jejum e arranjei-me para sair de casa - a Pilar ainda dormia... :/
No caminho de carro, bebi o sumo e entrei no ginásio.
Pensei em ir devagar porque não sabia se me ia dar uma coisinha má, mas consegui correr 18 minutos (o meu objetivo), ligeiramente mais depressa do que a última vez, e ainda fiz 10 minutos daquela máquina de flutuação que adoro.
Depois senti-me muito cansada, pernas todas partidas e muito muito sono.
Quando cheguei à Lusa, bebi logo um chá verde com arroz tostado (cortesia da Elsa Jacinto, que é "asiática" de coração), e arrebitei um pouco.
Mesmo assim, continuo a sentir-me "light headed".

A meio da manhã: uma fatia de pão alemão.
Almoço (foi assim para lá de espetacular - encomenda do Street Food): hamburger de salmão com salada de couve com coco e molho de tamarindo. MUI-TA BOM!
Lanche: Frutos secos e smoothie da Liquid.
Jantar: a Sopa!



   

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Detox report #day2

As duas coisas que eu mais temia não se concretizaram: aguentei o jejum noturno de 12 horas (apesar de sentir alguma fome antes de dormir, respirei fundo umas quantas vezes e adormeci). Depois, acordei com uma ligeira moinha na cabeça, mas não era uma dor de cabeça, que era o que eu mais receava.

Peso (de manhã, ao acordar): 59 (!)

Pequeno-almoço: sumo
Meio da manhã: uma fatia de pão de aveia
Almoço: salada de atum, abacate, quinoa, rúcula, alface e sementes
Meio da tarde: um punhado de frutos secos (amêndoas, nozes e castanhas do Maranhão)
Lanche: sumo
Jantar: caldo verde.

novamente, ao final da noite senti fome (mais do que ontem) e pensei que iria dormir mal por isso, mas não, dormi normalmente.

So far, so good.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Detox report #day1

A Teresa (coach) organizou um grupo para começarmos todas o detox ao mesmo tempo. Data de início: 13 de janeiro. 
O objetivo é dar oportunidade ao organismo para se livrar de toxinas que estão presentes nos alimentos e de produtos mais alergénicos, como marisco, tomate, ovos, laticínios.
Era suposto fazermos um pré-detox 2/3 dias antes do início, ou seja, ir retirando alguns alimentos que depois não iremos consumir durante o detox. 
Na verdade, o único que eu fiz foi do café. Uma semana antes deixei de beber depois de almoço e substituí por um chá verde. Andei meia zombie durante duas tardes e tive uma ligeira dor de cabeça. Depois, no domingo já não bebi o café da manhã (eu só bebo 2 cafés por dia), bebi um chá verde, fui ao ginásio e senti-me bastante bem, além de uma ligeira moinha na cabeça, mas suportável. 

A ideia do detox não é perder peso, mas é natural que perca algum, por isso vou registando o peso.
2afeira de manhã: 59,8 kg.
Portanto, chegando ao primeiro dia, foi assim: 
Pequeno-almoço: sumo de maçã, cenoura e ginseng 
Almoço (senti uma fome muito ligeira por isso decidi não comer nenhum snack e aguentar até ao almoço, que tomei antes das 13h): pescada no forno com azeite, cebola, alho e coentros + brócolos. 
Snack da tarde: 3 bolachas de quinoa. Mais tarde, 2 castanhas do Maranhão que trinquei enquanto as estava a guardar num frasco. 
Smoothie: alface, aipo, coentros, 2 cenouras, 2 laranjas, ginseng e canela.
Jantar: super caldo verde feito com batata doce. 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Obrigada!

Obrigada, meu Deus, por esta filha tão feliz, que nos enche de gargalhadas todos os dias.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Resoluções.

Não sou muito de fazer resoluções, do "agora é que vai ser" - porque depois nunca é, porque há uma coisa que se chama realidade que nos estraga os planos.

Mas acontece que, por esta altura, há muitas coisas a conjugarem-se e portanto, este início de 2014 vai também marcar alguns começos ou recomeços.
E, "já agora", aproveito para alargar a lista de resoluções.

- Regressar ao ginásio.
Tenho a inscrição feita há dois meses, só falta mesmo começar a ir. Era para ter sido hoje, mas a P acordou-nos às 6 da manhã e eu precisei de mais alguma ronha. Há de ser amanhã. (nem que a vaca tussa!)

- Detox detox detox.
Depois das experiências com os Detox da Liquid e do início do health coach com a Teresa, agora vem o desafio de 3 semanas de detox, à boleia de um grupo, para nos motivarmos. Serei capaz?

- Viajar.
Bom, até agora as experiências com viagens com a P não foram as melhores.
Na primeira vez que viajávamos, precisamente há um ano, até Málaga, correu bastante bem, porque ela tinha quase 5 meses, ainda mamava e dormia bastante. Depois, no verão, fomos à Cerca do Sul e apanhámos dentes a sair, ranho e noites mal dormidas. Duas semanas mais tarde, fomos para Sagres e apanhámos muito vento, pouca praia, mais dentes a sair e mais noites más. Agora, em novembro, regressámos a Málaga e foi uma virose, vómitos, febre, muita tosse, e as noites... pois.

Depois da última viagem, percebemos que temos de descomplicar a parte da alimentação. Levo sempre sopas e depois faço mais, no sítio onde estamos, mas é preciso comprar peixe, carne (e fora de casa não é tão fácil encontrar a biológica, que lhe damos...), etc...
Da próxima vez, come boiões - quando não houver oferta decente nos restaurantes (caso de toda a Espanha em geral e da Andaluzia em particular).

O que nos vale é que a P é sempre uma miúda bem-disposta e animada! Mas, pronto, sabe-nos bem sair daqui e arejar a cabeça, comer coisas diferentes e mudar de ares, mas voltamos sempre mais cansados do que quando fomos.

Ideias para viagens? Temos muitas: percorrer a costa numa autocaravana, uma semana sem mexer uma palha em Porto Santo, alugar uma casa simpática naquele Algarve onde não há ondas (não, não é Sagres)... O que eu queria mesmo era fazer tudo isto e ter três meses de férias.

Vamos lá, então, aos pedidos para este ano que começou ontem.

1º pedido e o mais importante de todos: saúde.
Dizemos isto meio a sério meio a brincar, "saúdinha... e da boa", mas a verdade é que, em 2013, a importância de ter saúde se tornou, para mim, muito mais permente.  
Juntei-me, no verão, a um grupo de mães que se juntou através do facebook para organizar um arraial solidário para ajudar duas crianças com cancro, a Nônô e o Ivanoel. Depois deles, infelizmente, conheci muitos outros casos de crianças doentes. E, por isso, hoje sei que não há nada mais precioso que termos saúde. E agradeço a Deus por ter uma filha saudável e peço-Lhe que a mantenha assim, e aos meus.
O resto, trabalho, dinheiro, carro novo, mais ou menos brinquedos, mais ou menos roupa...? Cá se arranja.