segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pilar, a fada do lar

Hoje de manhã, ela sentada na cadeirinha a beber leite e eu a lavar loiça e a pôr pratos na máquina. Ela, impávida e serena, observa-me, enquanto eu, desastrada, sujo tudo.

- Mãe, molhou o chão todo.
...
- [#%\^~£¥_£¥+*\&&@] Sim, Pilar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

os verbos

A Pilar continua a falar cada vez mais e agora já tenta usar os tempos verbais. Claro que nem sempre acerta nos passados e o resultado é delicioso:

- Mãe, o pai dizeu adeus.

- Mãe, já acabi o leitinho.

- Mãe, fazi um desenho.

que amoooooorrrrrrrrrrrrrr!

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

a grupeta da Pilar

daqui a uns anos vai ser lindo vê-los todos juntos, a sair à noite.
faltam os rapazes: Gonçalo, Miguel e Manuel Francisco.

 Mel
 Luisinha
 Maria Inês
 Alice
 Madalena e Mia
Mia

a festa da Pilar

Vem com um mês de atraso, mas meteram-se as férias e a entrada na escola (já lá irei) e o tempo voou.

Este ano fizemos a festa para os amigos num espaço da irmanadora, em Santo António, com muita relva para os putos correrem.

A tia Carolina ajudou no design da festa e na preparação. Foi tudo feito à pressa, por isso acho que o resultado ficou muito bom.
[para o ano fazemos isto com calma, hein?]








quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Adeus Nônô

conheci a Nônô há cerca de um ano. soube da sua história logo no início - o Surfista trabalhava, então, com um primo dela, que lhe contou o terrível diagnóstico: a 14 de junho do ano passado, foi-lhe detetado um cancro muito grave e os médicos deram-lhe seis semanas de vida. quando o Surfista me contou isto, a minha única pergunta foi: "como é que uns pais se despedem de um filho?".
a história da Nônô foi-se tornando conhecida e, cerca de um mês depois, um grupo de Mães juntou-se, através do Facebook, e organizou, em dias, um arraial para recolher dinheiro para ajudar a Nônô e o Ivanoel, um adolescente de 14 anos que também estava doente.
infelizmente, o Ivanoel morreu na madrugada do dia do arraial, mas a ajuda que recolhemos foi direcionada para a sua família.
no arraial conheci a Nônô, a "Princesa Guerreira", e a sua Mãe, uma verdadeira heroína, a Vanessa. conversei muito com ela e senti, a dada altura, que ela me confortava. não deveria ser ao contrário?! mas não. a Vanessa é mesmo assim, uma força da Natureza, uma Mãe-Leoa e, claro, a filha seguia-lhe o exemplo de coragem.
ao longo destes 15 meses, fui acompanhando a história, fui falando com a Vanessa. em junho, quando a Nônô foi operada ao pulmão, eu e a Pilar fomos ao hospital e ali estivemos, a fazer companhia à família, que esperava ansiosa o fim da intervenção.
acreditei sempre que esta história teria um final feliz. mas não. a Nônô morreu ontem, já em Lisboa - no último mês esteve na Alemanha a fazer o tratamento com células dendríticas.
tinha cinco anos e um sorriso maravilhoso. foi um exemplo de determinação que nunca esquecerei.
os meus pensamentos e orações estão com a família e amigos.
amanhã vou dar um abraço apertado à Mãe Vanessa, aquele que gostaria de ter dado mais uma vez à Nônô.